top of page

Empresa Familiar

  • Foto do escritor: Muriel dos Reis
    Muriel dos Reis
  • 27 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Na empresa familiar, a família e o negócio são compostas pelas mesmas pessoas: avós, pais, tios, filhos, irmãos, sobrinhos, primos, netos e bisnetos.


É um grande desafio conseguir manter a postura profissional quando se está na empresa junto de um familiar.


Da mesma forma, ser somente familiar na mesa do almoço, nos passeios, nas conversas não se falar sobre o negócio.


Quando um membro da família entra, sai ou falece na empresa, é o momento mais delicado sentido pelos familiares que já fizeram e ainda fazem parte dela.


Sabe aquela sensação estranha e vulnerável que sentimos quando um familiar da gente que amamos muito fala sobre como gostaria que fosse o seu funeral? Da mesma forma delicada deve ser tratada a sucessão, podendo falar sobre o futuro do negócio quando o fundador ainda estiver vivo.


Por mais que seja desconfortável, deve ser respeitada a vontade de quem mais investiu energia no negócio, a vontade de quem iniciou.


Ninguém fala sobre herdar algo que não era o seu sonho, porque por gratidão e honra, ficamos impedidos de sonhar.


Se esse alguém foi a tua inspiração, você poderá morrer junto.


Você poderá fazer tudo que estiver à seu alcance que sempre prevalecerá a vontade de quem iniciou, mesmo que ele já tiver partido.


Na constelação chamamos de amor cego ou lealdade invisível.


Se sentir livre para seguir a sua escolha de caminho profissional reconhecendo que continuará a fazer parte da família e para sempre na história da empresa, é fácil de ser escrito mas precisa de uma caixinha de lenços e uma dose diária de coragem entre a culpa e o merecimento.


Esta 📷 foto traz nossa avó materna Kerty Lanz (em memória), meu irmão Ezequiel Stein e eu nos fundos da casa dela com esta 🌳 árvore de ingá que existia na época.


Hoje é o açougue do Supermercado Lanz Ltda empresa que iniciou junto de outros 4 sócios além do nosso avô materno Werno Arno Lanz.


Cresci entre a casa 🏠 deles e o super, trabalhei por 20 anos e saí em 2017, meu nome saiu da sociedade em 2022, meu irmão Ezequiel Stein administra e a empresa está no nome da nossa mãe Marlize Rosane Lanz.


Sou Muriel dos Reis Consteladora Familiar Empresarial e trabalho com soluções e alívio para familiares, sócios e membros empresariais.

Comments


© 2023 por Samuel Cunha  |  Sérgio dos Reis Junior

bottom of page