A Ordem de Chegada
- Muriel dos Reis
- 11 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de mai. de 2023

Eze o primeiro filho, meu irmão primogênito e eu sua irmã, a caçula.
O primogênito: o realizador. As lembranças mais acessadas vem com as experiências do primeiro filho que nasce numa família de adultos. Alvo de tanto controle e atenção de seus pais, marinheiros de primeira viagem, os primogênitos são responsáveis até demais.
O filho do meio: o pacificador, compreensivo e cooperador, mas também competitivo. Se preocupa com o que é justo e escolhe um círculo íntimo de amigos para representar sua grande família nesse espaço que encontrará a atenção que lhe fez falta na sua família de origem. Possui ótimas habilidades sociais que aprendeu a negociar dentro de sua estrutura familiar.
Quando nasce o filho caçula, os pais geralmente já têm menos tendência a querer controlar tudo. Pela flexibilidade dos pais, o caçula também se torna mais flexível em termos de atenção e disciplina. Eles tem mais liberdade que os irmãos mais velhos e sua expectativa, é pelo próprio caminho autêntico e criativo.
Assim como o primogênito, o filho único também cresce cercado por adultos e tendo passado mais tempo brincando sozinho, é engenhoso e busca confiança por sua independência.
E aí na sua família, qual é a sua ordem de chegada nela?
Comments